Osteoporose e Artrose: Entenda as Diferenças e Como Tratar
- Dr Eduardo Menezes
- 25 de jun.
- 2 min de leitura

No imaginário popular, é comum confundir osteoporose e artrose como se fossem a mesma doença. No entanto, apesar de ambas serem muito comuns na terceira idade, elas são condições distintas, com causas, sintomas e tratamentos diferentes.
O que é Artrose?
A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem hialina das articulações. Esse desgaste pode levar ao atrito direto entre os ossos, causando dor intensa, rigidez articular, dificuldade de movimento e inchaço (edema). A artrose pode surgir por diversos fatores: envelhecimento natural, doenças reumáticas, fraturas, infecções bacterianas e obesidade.
Trata-se de uma das principais causas de incapacidade física na terceira idade, levando à perda de qualidade de vida, restrições de mobilidade, limitação nas atividades do dia a dia e até à redução da expectativa de vida.
O que é Osteoporose?
Já a osteoporose é uma doença silenciosa que afeta a estrutura interna dos ossos, tornando-os mais porosos, com trabéculas finas e quebradiças. Diferente da artrose, a osteoporose não costuma gerar dor até que ocorram fraturas.
Com traumas leves ou mesmo sem trauma algum, o osso pode se fraturar. Fraturas no colo do fêmur e na coluna vertebral são comuns e podem comprometer gravemente a mobilidade. Muitas vezes, microfraturas na coluna lombar passam despercebidas em exames como o raio-X, mas causam dor crônica e deformidades progressivas (como a chamada "corcunda").
Tratamentos para Artrose
A medicina tem evoluído com rapidez, oferecendo soluções modernas para controlar e, em alguns casos, reverter os sintomas da artrose:
- Osteotomias para correção de deformidades; 
- Ácido hialurônico para aliviar a dor e prolongar a vida útil das cartilagens; 
- Controle de obesidade e doenças reumatológicas para reduzir a inflamação articular; 
- Tratamentos com ortobiológicos, como células mesenquimais (apesar do alto custo e ainda sem cobertura por planos de saúde); 
- Rizotomia por radiofrequência para neutralização da dor em casos graves; 
- Artroplastias para substituição articular nos casos mais severos. 
Tratamentos para Osteoporose
A osteoporose também conta com opções modernas e eficazes:
- Medicamentos de última geração, como os bifosfonatos, que levam cálcio aos ossos e inibem a degradação da matriz óssea; 
- Injeções anuais ou opções orais mais toleráveis; 
- Atividade física regular, alimentação rica em cálcio e vitamina D e exposição controlada ao sol; 
- Tratamentos com Campo Eletromagnético Focal Pulsado, que aumentam a massa óssea e muscular; 
- Mesas vibratórias, que estimulam o crescimento ósseo através de microimpactos; 
- Diagnóstico e controle de causas secundárias, como problemas da tireoide, rins, uso de corticóides e deficiências nutricionais. 
Cuide da sua coluna e do seu futuro
Assim como monitoramos a pressão arterial, a glicose e o colesterol, é essencial cuidar da saúde dos ossos e das cartilagens. A prevenção e o tratamento precoce fazem toda a diferença na qualidade de vida.
Se você tem mais de 50 anos, sente dores articulares frequentes ou possui histórico familiar dessas condições, agende uma avaliação com seu ortopedista. Um check-up pode ser o primeiro passo para uma vida com mais mobilidade e menos dor.




Comentários